Tipos de lentes mais comuns para câmeras DSLR

8/07/2015 06:28:00 PM Thayse Stein 4 Comentários

Quer comprar uma câmera DSLR e não sabe qual modelo de lente escolher? Bom, para quem não sabe, DSLR é a sigla em inglês para digital single-lens reflex, sendo a versão digital para as antigas câmeras de filme SLR (onde a luz passava apenas pela lente ou pelo filme, antes de chegar no sensor). Para dar uma mãozinha, segue uma lista com os principais tipos de lentes, com algumas fotografias de exemplo:

Lentes de foco fixo (tipo prime, são as mais comuns) 
As lentes 50mm são as que normalmente acompanham as câmeras por conta da leveza e do preço. Elas não apresentam zoom, mas não pense que isso é algo negativo, pois as lentes prime apresentam imagens com menos distorção. Outra informação que encontrei a respeito dessa lente é que a abertura pode atingir níveis superiores a f/2.8, o que torna a foco fixo ideal para ambientes fechados e retratos.
Lentes com zoom
Essas lentes são comumente indicadas para aqueles que não querem se aproximar muito do objeto a ser fotografado. Elas são grandes e mais pesadas, mas ajudam muito quem precisa fazer fotografia de detalhes (quem faz resenha de produtos, fotografa alimentos ou mesmo fotografias externas em passeios). Apesar de mais ser um pouco mais cara, quando optar pela compra de uma lente deste modelo, vale considerar aquelas que possuem estabilizador interno e são bem versáteis.

Lentes macro
Existem para as mais variadas distâncias e o seu diferencial é que pode atingir abertura grande, focando pequenos objetos a curtas distâncias (ou fotos de super detalhes, closes). São utilizadas para fotografar insetos ou detalhes bem pequenos, as lentes macros são de foco fixo e variam entre 40mm e 200mm, dependendo da marca fabricante.


Lentes grande angular e olho de peixe
As lentes grande angulares são ideais para fotografar em ambientes pequenos ou criar imagens em que você precisa de mais cena (costumam variar entre 28mm e 50mm). Uma outra lente bem específica e de grande ângulo é a olho de peixe (fisheye), indicada para situações determinadas em que se quer um toque mais artístico, onde partes da fotografia ficaram distorcidas e arredondadas (registro de 180º).

Infos aqui e aqui
Dependendo do tipo de fotografia que você fará, a lente faz toda a diferença, perceberam? Espero ter ajudado e ter tirado as principais dúvidas!


4 comentários:

  1. Ameeei esse post Thay!
    Não sei quase nada de fotografia mas é algo que amo.
    Beijo

    http://www.lalaismerim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lala! Eu amo muito também e quero sempre aprender mais <3 Beijos

      Excluir
  2. Excelente dicas, flor! Fotografia é tudo de bom! :)

    ResponderExcluir
  3. Que post mais completo Thay! Ameeei! Amo assuntos relacionados com fotografia, amava quando eu tinha aula, uma das minhas lentes preferidas é a fisheye... Beijokas!

    ResponderExcluir